
Sinopse
Uma mensagem de PAZ de Portugal para o mundo
A Junta de Freguesia de Belém organiza um encontro com 300 alunos das Escolas da freguesia na Fundação Champalimaud, com o tema “Uma mensagem de PAZ de Portugal para o mundo”, no próximo dia 14 de março, às 10h.
O pelouro da Educação no âmbito do projeto Escolas com Voz, que visa reunir as escolas da freguesia para iniciativas pedagógicas em rede, organiza um encontro com várias escolas de Belém para dar início ao Concurso Escolas com Voz, com o tema “Uma mensagem de PAZ de Portugal para o mundo”.
No âmbito das comemorações dos 500 anos de Camões pretende-se que os alunos façam uma reflexão sobre o papel de Portugal no mundo e procurem uma forma de influenciar a paz no mundo levando esta mensagem de Portugal além-fronteiras.
1º Encontro Escolas com Voz 2024/2025

Programa do 1º Encontro ECV
Vídeo Escolas Com Voz
Oradores:
- Ricardo Ferro
- Gustavo Carona
- P. Manuel Cardoso SJ
DINÂMICA PELA PAZ































Convidados
Uma mensagem de PAZ de Portugal para o mundo
Ricardo Ferro
Engenheiro Físico e doutorado em Economia. Professor Universitário e investigador no Instituto Superior de Gestão.
Gustavo Carona
Médico Humanitário. Representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo, em zonas de carência humanitária extrema.
P. Manuel Cardoso SJ
Jesuíta desde 2006. Mestrado em Teologia e Estudos Políticos e Doutorado em Políticas Públicas. Diretor-geral da Brotéria.
Os Utopia
Companhia de teatro
Encontro Escolas com voz 2025
Ricardo Ferro
Sou Ricardo Jorge Pinto de Deus Lopes Ferro, Engenheiro Físico e doutorado em Economia. Atualmente, exerço funções como Professor Universitário e investigador no Instituto Superior de Gestão, dedicando-me às áreas da Sustentabilidade, Gestão, Inovação, Inteligência Artificial e Auditoria.
Sou Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e dos Economistas e tenho a honra de representar Portugal como membro efetivo no Industry Advisory Forum (IAF) do CEN-CENELEC. Além disso, presido ao Organismo Português de Normalização Setorial da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e sou Vice-Presidente da UNA – United Nations Association Portugal. Também atuo como Embaixador da Aliança ODS Portugal da United Nations Global Compact Network Portugal (UN GCNP).
Tenho participado ativamente como especialista em várias comissões técnicas de normalização, tanto a nível nacional como internacional, nas áreas da Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Relato ESG, Economia Circular, Finanças Sustentáveis, Inteligência Artificial e IDI.
Além do meio académico e da normalização, sou empresário e gestor, desenvolvendo projetos nas áreas da Agricultura Biológica, Agroindústria, Engenharia, Insurance Tech e Consultoria Estratégica em M&A (Mergers & Acquisitions).
No âmbito da acreditação e certificação, sou Auditor do IPAC – Instituto Português de Acreditação, avaliando organismos de certificação no âmbito da norma ISO 17021 (Sistemas de Gestão). Desde 2001, desempenho funções como Auditor Coordenador, sendo atualmente Lead Auditor em normas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 27001, SA 8000, NP 4552, ISO 56001 e NP 4557.
Durante cerca de 20 anos, ocupei cargos de direção e administração numa multinacional na área da inspeção, auditoria e certificação, atuando em Portugal e na região do South West Europe.”
Encontro Escolas com voz 2025
Gustavo Carona
Gustavo Carona, 43 anos médico Anestesista e Intensivista do Porto, dedicado a missões humanitárias desde 2009.
Já representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo, em zonas de carência humanitária extrema: Moçambique, RDCongo (x2), Paquistão, Afeganistão, Síria, Rep. Centro-Africana (x2), Iraque, Burundi, Iémen, Gaza e Sudão do Sul.
Desde cedo tenta dar voz às vidas que lhe passaram pelas mãos, apelando à humanidade global pela sua escrita e pelas inúmeras intervenções pelo país fora dando aos portugueses uma visão de um mundo que quase ninguém quer ver. Autor do livro “1001 Cartas para Mosul”, onde compilou centenas de cartas de Portugueses que foram entregues no epicentro de um dos maiores sofrimentos colectivos que há memória. Fez chegar a Mosul, mais de 500 livros que abriram um canal de comunicação tido como impossível.
Em 2018 lançou o livro humanitário: “O Mundo Precisa de Saber” com o Prefácio de Jorge Sampaio.
Em 2021 o livro “Diário de um Médico no combate à pandemia”
Distinguido pela Universidade do Porto como ex-aluno do ano em 2015, e com o prémio de Voluntariado Internacional.
Faz parte do grupo para a reflexão do futuro de Portugal liderado pelo Presidente da República.
Padrinho das associações de estudantes de medicina: Porta Nova (U.Minho) e Entre Mundos (U. Beira Interior).
Formador na Pós-Graduação de Direitos Humanos da U. Católica.
Palestrante em vários eventos, nomeadamente em Universidades sobre Medicina Humanitária
Escolhido como European Young Leader de 2022, pela União Europeia.
Cronista no jornal “Público”, a favor dos Médicos Sem Fronteiras.
Comunicador pela ciência, na televisão SIC durante a Pandemia de Covid19.
Formador dos médicos internos de Medicina Intensiva de Angola.
Fundador dos Prémios Coração e o Mundo uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve diferentes iniciativas que promovem a bondade, aproximando as ONG ao grande público.
Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto, participa activamente nesta comissão como membro, sendo o único membro não vinculado á UP, mas apenas na qualidade de ex-aluno.
Em 2023, o livro “Olhem para o Mundo com o Coração” com o prefácio de José Milhazes.
Encontro Escolas com voz 2025
P. Manuel Cardoso SJ
Jesuíta desde 2006, conclui um mestrado em Teologia no Centre Sèvres e outro em Estudos políticos, na EHESS, Paris. Concluiu, recentemente, um doutoramento sobre as políticas públicas de Thomas Hobbes, também na EHESS. Foi diretor-adjunto da revista entre 2019 a 2024, e é atualmente diretor-geral da Brotéria.
Encontro Escolas com voz 2025
Os Utopia
O projeto surge com atores formados na escola de teatro Evoé em Lisboa e conta com André Maurício advogado e ator, Sofia Fernandes gestora e apresentadora, João Chitas da área de marketing e stand-up, Pedro Pedroso ator, Paula Guimel, da área de turismo e Pavel Elizarov, engenheiro e político.
A nossa casa mãe é o Clube de Caselas na Junta de Freguesia de Belém.
O espetáculo de improviso é uma experiência teatral única que se desenrola a partir de sugestões do público. A partir dessas sugestões, os improvisadores criam cenas que contam histórias cativantes, desenvolvem as tramas e personagens, sem saber como tudo se irá desenrolar. Cada cena e história são criadas naquele momento, sem qualquer tipo de texto decorado. A abordagem autêntica e espontânea garante que cada apresentação seja única e irrepetível, proporcionando ao público uma experiência teatral emocionante e imprevisível.